No último dia 08 deste mês (setembro), foi encaminhado para a Prefeitura Municipal de Nova Russas, Ceará, um pedido para construção do Museu Histórico da família Capuxú, no distrito Lagoa de São Pedro, situado a 7 km do município.
A solicitação tem como objetivo principal deixar as memórias sempre presentes para todos os espectadores que deles tenham curiosidade em obter informações e conhecimentos sobre quem é a família Capuxú, seus descendentes e onde poderá será inserido no contexto familiar.
A família Capuxú, é uma das maiores famílias da Serra dos Côcos e Fazenda Curtume, atual Nova Russas. São quase todos aqueles com sobrenomes Chaves e Carvalho, como também Marinho, Gonçalves, Ferreira, Pereira, Moura, Ribeiro, bem como os sobrenomes de fé.
Atualmente a pesquisa genealógica que se deu início no ano de 2018 com Edson Carlos Alves e Eugênio Pacelly Alves, conta com mais um pesquisador e parente: Kelvin Ferreira de Carvalho.
Ultimamente os esforços no estudo genealógico estão voltados nas buscas por registros de batismos e matrimônios do Clã Chico Estevão, uma ramificação do Clã Capuxú que se originou entre o matrimônio de Francisco Estevão de Carvalho e Maria Magdalena da Conceição. Vale ressaltar ainda que recentemente o pesquisador Kelvin vem encontrando registros de Vicente Ferreira de Souza Lima, Clemência Maria da Conceição, João José do Nascimento e Josefa Maria de Barros.
Desse modo, a prefeitura Municipal de Nova Russas respondeu por e-mail que possui imóveis desocupados no Centro da Cidade para criação do Museu da família Capuxú.
Texto de Eugênio Pacelly Alves
Fonte:
Autoria do redator Eugênio Pacelly Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário