Destaque

Por que estudar genealogia?

sábado, 9 de setembro de 2023

Família Francelino de Taboleiro Grande e Pau dos Ferros

 https://blogger.themes.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiT-xBNv9rUgji1cx_Qt72EH2piOpOPyu4BbQXhpyyAtL_FtpiZrHqvEjHm653INWUvxDy_KgL13xa1N_bqm7iXJr6QfSGHrXYaWEp7lW1yaGu6r9qzThaaK1iI8jXRsWfIHTTGb-5jzbHtFx-W5TQXnKFBVa595GZItS_K5nL0QtsfmrkC_SfD1WGIhU8/s320/ezgif.com-optijpeg%20(33).jpg

Oferecimento da empresa PDEX Delivery.

Antes de tudo, pouco se sabe ainda sobre os ascendentes da família Francelino no Rio Grande do Norte, mais especificamente entre Portalegre e Pau dos Ferros. O escritor Eugênio Pacelly Alves escreveu o livro intitulado "Família Francelino Queiroz" destas regiões onde ele fornece árvores genealógicas descritivas, como também correspondências ADN de dna de ancestralidades feitos em: Eugênio Pacelly Alves e Aildes Pinheiro.

Desde o início das pesquisas genealógicas que se deu início no ano de 2019, tenho encontrado impedimentos para realizar as consultas por registros de batismos, matrimônios e óbitos no site FamilySearch, nas capelas de Portalegre e Pau dos Ferros.

Existem rumores de que parte dos documentos do século XIX foram perdidos num incêndio, antes de serem digitalizados pela equipe do FamilySearch. 

Até o presente momento do estudo, pude chegar nos ascendentes: Manoel Francelino do Nascimento, casado com Ana Maria de Pontes, como também no Marcellino Gonçalves do Nascimento ou Francisco Gonçalves dos Santos, casado com Antônia Maria da Conceição.

Alguns vícios bastante utilizados naquela época, na Primeira República onde as pessoas não tinha obrigatoriedade de emitir documentos, é uma das barreiras que tem retardado novas descobertas. Vou dar um exemplo prático sobre isso. Veja bem a situação hipotética:

Ana Maria, batizada a 17 de agosto de 1824, nasceu em 02 de fevereiro do mesmo ano, filha legítima de Antônio José dos Santos e Gonçala Severina Borges. 

Comentário: temos dois sobrenomes onde poderemos supor que Ana Maria tenha herdado, o sobrenome Santos, Borges ou os dois, correto? Mas, 40 anos depois quando Ana Maria se casa, passamos a descobrir que Ana Maria Fonseca Bessa, filha legítima de Antônio José dos Santos, já falecido e Gonçala Borges, é aquela Ana Maria que encontrei no registro de batismo dela. Percebe que numa pesquisa genealógica a obviedade não existe todavia?

Em descobertas recentes em outro tronco familiar no qual também descendo no Rio Grande do Norte, a família Queiroz, pude perceber que Francelino parecia ser um nome próprio e com o passar dos anos, se tornou um sobrenome. Entretanto, o sobrenome Nascimento segue com inúmeras possibilidades, como por exemplo:

Antigamente, um filho fora do casamento colocava-se um sobrenome de fé, como Nascimento, do Carmo, da Ressurreição, do Espírito Santo, da Conceição, dos Santos, dos Anjos, de Nazareth e outros mais, para não herdar o sobrenome do pai ou mãe.

Outras suposições para este sobrenome, poderia ser uma homenagem ou pagamento de promessa pelos milagres contraídos, vindo a adquirirem o sobrenome de fé também.

Recentemente lancei a obra literária intitulada de família Francelino Queiroz de Taboleiro Grande e Pau dos Ferros. Nesta monta, os leitores poderão se deparar com extensas árvores genealógicas dos descendentes de Francisco Francelino, como também da Maria Otília de Queiroz. O exemplar poderá ser interessante para descendentes da família Pereira de Paiva, Pinheiro da Silva e Rêgo Leite na região.



Texto de Eugênio Pacelly Alves



Referências bibliográficas:

Manoel Francelino do Nascimento. Disponível em: >(FamilySearch.org)<. Acesso em 26 de agosto de 2023.

Ana Maria de Pontes. Disponível em: >(Ana Maria da Conceição (Falecida) • Pessoa • Árvore familiar • FamilySearch)<. Acesso em 26 de agosto de 2023.

Marcellino Gonçalves do Nascimento. Disponível em: >(Marcellino Gonçalves do Nascimento (Falecido) • Pessoa • Árvore familiar • FamilySearch)<. Acesso em 26 de agosto de 2023.

Antônia Maria da Conceição. Disponível em: >(Antonia Maria da Conceição (Falecida) • Pessoa • Árvore familiar • FamilySearch)<. Acesso em 26 de agosto de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário