Meu tronco familiar da raiz Queiroz até o momento, dá início com Carolina Elcina de Queiroz, ela sendo filha de pais desconhecidos até o presente momento do estudo genealógico.
Carolina Elcina de Queiroz nasceu aproximadamente em 1842 e não faço ideia da localidade, se foi no Rio Grande do Norte, Pernambuco ou no Ceará. Ela se casou com Delfino Horácio do Rego que é descendente da Família Rego Leite no RN.
Deste matrimônio tiveram 05 filhos, são eles: maria Salomé do Rego, Francisco Delfino do Rego, beatriz Deolinda de Souza Rego, maria Cícera do Regoe Josefa Elvira do Rego. Aqui cabe um comentário. Embora a mãe da Josefa Elvira tenha o sobrenome Queiroz, puderam perceber que os filhos dela não herdaram este sobrenome?
Pois é, antigamente a obviedade não existia quando ia registrar um(a) filho(a). Então quase tudo indica que o meu patriarca com sobrenome Queiroz vem através do esposo de Josefa Elvira do Rego: é ele, Manoel Florêncio de Queiroz, nascido aproximadamente em 1880 no RN. A localidade possivelmente seja Pau dos Ferros por haver um sítio chamado Florêncio que fica a caminho do município Encanto no RN. Mas não sei ainda se tem correspondência.
Do matrimônio entre Manoel Florêncio de Queiroz e Josefa Elvira do Rego, tiveram 14 filhos e mencionarei 10 destes. São eles: Jumá, João, José, Marcelino, Francisco, Antônio, Vicente e Francisca com segundo nome e sobrenome Florêncio de Queiroz, assim como Delfino Horácio do Rego e minha bisavó Maria Otília de Queiroz.
Aqui cabe outro comentário. Se deram conta que os filhos contraíram mais o nome e sobrenome Florêncio de Queiroz? Parece que antigamente uma parte dos filhos ou maioria deles herdavam apenas o sobrenome do pai.
Retrocedendo para o matrimônio de Delfino Horácio do Rego e Carolina Elcina de Queiroz. Todos os filhos contraíram o sobrenome Rego e retornando para o matrimônio entre Manoel Florêncio de Queiroz e Josefa Elvira do Rego, dos 14 filhos, 13 filhos contraíram o sobrenome Queiroz e 01 filho com nome homônimo ao seu avô materno.
Maria Otília de Queiroz, nascida no ano de 1818 em Pau dos Ferros, foi casada com Francisco Francelino do Nascimento e tiveram 12 filhos. São eles: Raimundo, Manoel, José e Francisco com sobrenome Francelino do Nascimento e Francisca Augusta, Josefa, Maria, Raimunda, Ana, Letícia, Altina Apolônia e Luíza com sobrenome Queiroz do Nascimento.
Outro comentário. Neste matrimônio pude perceber que os filhos contraíram o sobrenome do pai e as filhas contraíram o sobrenome do pai e da mãe. Interessante.
Vale ressaltar ainda que me parece também que a partir deste matrimônio a Maria Otília tenha preferido se casar com forasteiro, ou seja, talvez tenha fugido daquela cultura familiar de se casar dentro da parentela.
Pode não haver correlação alguma entre a Carolina Elcina de Queiroz e o Manoel Florêncio de Queiroz, mas em um estudo genealógico não devemos descartar possibilidades.
A minha avó Francisca Augusta de Queiroz, nascida no ano de 1937 em Pau dos Ferros já se casa com seu parente Antônio Francelino do Nascimento e por fim, a minha mãe e consequentemente eu como bisneto de Maria Otília de Queiroz, trineto de Manoel Florêncio de Queiroz e Josefa Elvira do Rego, tetraneto de Carolina Elcina de Queiroz.
Recentemente, foi possível descobrir quem era o pai do Manoel Florêncio de Queiroz e através desta descoberta, fui conectado a uma árvore genealógica gigantesca, sendo possível chegar no ano de 1517 no patriarca Pedro Annes Pinheiro, como também, aproximadamente no ano de 1175 com D. Gonzalo Bernaldo do Quirós e outros inúmeros patriarcas.
Dessa maneira, me resta ainda conferir os registros de batismos e matrimônios de cada ascendente com o objetivo de respaldar ainda mais a nova conexão familiar.
Confira agora 05 gerações acima do Manoel Florêncio de Queiroz, são eles:
Pais: Florêncio José de Queiroz e Alexandrina Nobre Almeida, ambos nascidos em 1865.
Avós paternos: Francisco Antônio Chaves e Francisca Maria de Jesus.
Bisavós paternos: Domingos Lopes Chaves e Tereza Maria de Jesus.
Trisavós paternos: José Lopes de Queiroz e Clara Martins de Lacerda.
Tetravós paternos: José Pinto de Queiroz e Anna Martins de Lacerda.
Pentavós paternos: José Pinto de Queiroz e Jerônima Pinto Nogueira.
No exemplar escrito por Eugênio Pacelly Alves e intitulado de "Família Francelino Queiroz de Taboleiro Grande e Pau dos Ferros", os leitores poderão se deparar com mais dados de árvores genealógicas e transcrições de registros sobre os Queiroz de Pau dos Ferros/RN.
Texto de Eugênio Pacelly Alves
Referências bibliográficas:
Carolina Elcina de Queiroz. Disponível em: >(FamilySearch.org)<. Acesso em08 de março de 2023.
Manoel Florêncio de Queiroz. Disponível em: >(FamilySearch.org)<. Acesso em08 de março de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário