O contato mais recente que adquiri foi de um novo inscrito que falou que sua avó lhe disse que os ancestrais deles são da família Capuxú de Tamboril/CE. É simplesmente sensacional o efeito cascata que os conteúdos publicados têm nos proporcionado.
Desse modo, trás à tona novamente algumas anotações bastante escassas ainda que tenho sobre uma filha ou neta da Maria Madalena do Nascimento ou Maria Madalena Chaves, conhecida como Capuxú. O conhecimento inicial sobre esta descendente da Capuxú foi através de uma entrevista feita com o sr. Pedro Azaria em Nova Russas/CE no ano de 2020.
Em sua obra literária o autor Frota Neto, apresenta as raízes do tronco familiar Moreira Frota de Ipueiras/CE até os dias o ano no qual o exemplar foi lançado, no ano 2000.
Se você não tinha conhecimento deste livro e descende do tronco familiar Moreira Frota e dos variados sobrenomes dos Capuxús, recomendo a sua aquisição para que você possa conhecer melhor as raízes destes antecessores.
Como tomei conhecimento do exemplar?
Bom, é bastante comum quando estamos buscando registros no Familysearch entrarmos em contato com a última pessoa que indexou alguma fonte naquele perfil familiar e a partir daí podemos abrir novas portas em nossas pesquisas.
Certamente, alguém já deva ter entrado em contato com a Terezinha Narbal. Ela é uma pesquisadora assídua pelos seus ancestrais em Ipueiras e arredores, como também possui um acervo literário genealógico em sua casa.
Desse modo, quando fiz perguntas sobre o possível parentesco com minha ancestral Capuxú ela me indicou este livro que mencionava algo sobre a família Capuxú.
E assim gente, é muito, muito comum mesmo nós que estamos a frente realizando nossas pesquisas genealógicas comprarmos livros que tenha correlação parental conosco, então adquiri mais este exemplar extraordinário e apaixonante pela quantidade de informações contidas nele.
Diante mão, já quero parabenizar o escritor Frota Neto pelo trabalho.
Com relação a raiz Capuxú da Serra dos Côcos no Ceará, se por acaso você se deparar com registros de Pedro José de Carvalho e sua esposa Maria Madalena Chaves ou Maria Madalena Nascimento em alguns registros, deixarei o ID de Pedro José de Carvalho para fazer o envio do link pra mim no Messenger do Familysearch.
Segundo a descrição no livro, a família Moreira de Ipueiras descende de 03 ramos de 01 mesmo tronco.
Ele conta ainda que o primeiro Moreira veio de Portugal e se instalou em Apodi/RN e só depois veio para o Ceará.
E só por curiosidade, neste exemplar há uma narrativa de uma carta de Inácio, filho que tem o nome homônimo do seu pai e nessa carta ele relembra de um tal de Balbino que era filho de seu primo, que havia conhecido e brincado com ele na Fazenda Papagaio.
Não vou me alongar nesse detalhe, mas foi na fazenda papagaio que um descendente do coronel Francisco Alves Feitosa morou.
Quais são os 03 troncos dos Moreira Frota de Ipueiras?
Antônio Sobradinho, Manuel Joaquim e Jacó.
Na Fazenda Sobradinho, construída fora do perímetro urbano de Ipueiras por Antônio Sobradinho em seu segundo relacionamento com Maria dos Capuxús e com ela teve 02 filhos. São eles: Joaquim e Francisco.
Cabe um comentário sobre esta exposição.
No meu entender até o momento esta Maria dos Capuxús infere que ela venha de lá ou talvez seja até filha da Capuxú. O que vocês acham? Comenta aqui abaixo se está gostando do conteúdo.
Com o passar do tempo e com a morte da Maria dos Capuxús, Antônio Sobradinho comprou também as terras do sopé da serra: Chico Pereira, Floresta e Barro Vermelho.
Por volta do ano de 1832, Antônio Sobradinho se casou com Ana Rodrigues Leite e levou os filhos Joaquim e Francisco que teve com Maria dos Capuxús para serem criados por ela.
Antônio Sobradinho faleceu aproximadamente com 84 anos e segundo as falácias fez em torno de 20 filhos.
Vamos conferir a descendência de Joaquim, filho da Maria dos Capuxús.
Se casou com Carolina e deste matrimônio nasceram 14 filhos, são eles: Francisco, Raimundo, Lino, Antônio, Inácio, Tertuliano, Salustiano, Pedro, José, Manoel, Avelino, Franco, João e Antônio.
Em segunda núpcia, Joaquim se casou novamente e contraiu mais 05 filhos, são eles: Vicente, Raimundo, Antônio, Firmino e Henrique.
E para quem desejar saber mais detalhes sobre nomes dos descendentes e datas, recomendo a aquisição da obra: os Moreira Frota de ipueiras do autor Frota Neto.
Texto de Eugênio Pacelly Alves
Referência bibliográfica:
Os Moreira Frota de Ipueiras/CE. Disponível em: >(Frota Neto - Livro - Os Moreira Frota de Ipueiras)<. Acesso em 11 de fevereiro de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário