Destaque

Por que estudar genealogia?

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

7° Encontrão da família Capuxú no distrito Mulungu em Nova Russas

 https://blogger.themes.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipXQylKMOSPuPJLdeybScCQYCpi8up90RMSEBHLRmgg9nG2hxSd6Ey1ssyUDj9aQfsoG78V3TAc98MypV3pRpgYvav5OF-_yg4bbQcAjtJMXdxtER1GyTPMOKCdZDZC0VIrdCD-HdY2FcScpJ3OB09gMWdhOwvZOqgQASlIQuNjJD-cQMM__ANEaMYzfI/s320/ezgif.com-optijpeg%20(52).jpg


Oferecimento da empresa Roberto Kids

O encontrão da família Capuxú para os descendentes de Maria Acauã da Serra dos Côcos se tornou tradição, o evento acontece uma vez por ano e atrai familiares do Brasil e exterior, com um único objetivo em comum: reencontrar e conhecer parentes. O Encontrão se deu início após uma reflexão familiar, sabe aquelas grandes festas proporcionadas pelos pais ou avós? Com as mortes deles, estavam sendo esquecidas pelos descendentes. As oportunidades para reencontros estavam acontecendo quando algum familiar vinha a óbito. Sendo assim, em momentos importunos para risadas e brincadeiras.

Desse modo, os filhos do Francisco Chaga do Nascimento e Efigênia Maria do Nascimento se reuniram e começaram a fazer este Encontrão no distrito Mulungu, a 7 km do município Nova Russas, no estado do Ceará. 

Em seu 7° ano, o evento da família reuniu quase 200 pessoas de todas as gerações do ramo familiar Capuxú, da Serra dos Côcos ao Curtume e que atualmente compreende as localidades e municípios ao redor de Nova Fátima e Nova Russas.

 

O evento aconteceu no sábado, dia 27 de julho das 07:00h as 23:59h e se estendendo para o domingo dia 28 de julho até as 10:00h. A programação se procedeu da seguinte maneira:

27/07

07:00h - Café da manhã

09:00h - Gincana

11:00h - Tourada

12:00h - Almoço

13:30h - Torneio de baralho

15:00h - Desafios: é o tchan, bom de bola e sabe tudo

18:30h - Jantar

20:00h - Cerimonial

20:30h - Entrega das homenagens

21:00h - Fran Carvalho e Lenilson Teclas

22:30 - Concurso de dança

22:50h - Concurso Traje + Biito anos 80&90

28/07

07:00h - Café da manhã

09:00h - Entrega das premiações

10:00h - Encerramento

Os descendentes desta família atualmente estão localizados em grande maioria no DF e outros Estados federativos, mas é de Nova Fátima/CE e Ipueiras/CE que este clã Familiar se originou.

 

Saiba um pouco mais como tudo se procedeu historicamente:

história da família Saturnino, que viveu principalmente nas aldeias de Mulungu, Água Boa e Lagoa Seca, próximas à Fazenda Curtume e que hoje é município de Nova Russas, no Ceará. O sobrenome Saturnino, muito significativo para os descendentes de Antônio Pedro de Araújo e Saturnina Maria da Conceição, tem origens que revelam uma rica tradição e práticas culturais que influenciaram sua formação. Podemos explicar a história desta família, desde suas raízes genealógicas até o surgimento e evolução do sobrenome Saturnino. Para entender a origem do apelido Saturnino, é preciso primeiro examinar a árvore genealógica dos Capuxú de Serra dos Cocos, que fornece uma visão profunda das origens dos ancestrais de Antônio Pedro de Araújo e Saturnina Maria da Conceição. Conforme evidenciado pelos estudos genealógicos publicados no site FamilySearch, os ancestrais da família Saturnino tinham nomes como Araújo, Gonçalves, Nascimento e Barros.  

cultura de chamar as pessoas pelo nome ou apelido do cônjuge, prática comum em muitas regiões, teve papel crucial na criação do sobrenome Saturnino. Em muitos países, especialmente nas zonas rurais, é comum que os apelidos se desenvolvam de formas não convencionais, refletindo práticas sociais e culturais locais. Esta prática é um exemplo de como as tradições culturais moldam a forma como os adjetivos são criados e usados. 

O sobrenome Saturnino foi criado especificamente para refletir a cultura local e a tradição de se referir aos familiares pelo nome do cônjuge, como Antônio da Saturnina, Antônio Saturnino, etc. Isto aconteceu numa altura em que as práticas de nomeação eram mais flexíveis e adaptáveis ​​às necessidades sociais. A criação deste sobrenome nesta família específica pode ser vista como uma tentativa de criar uma identidade única para a família, diferenciando-a de outras famílias da região que possuíam sobrenome mais comum.

 

Não era pra ser encontrão da família Saturnino?

Nos primórdios quando demos início a esta confraternização familiar era nomeado como Encontrão da Família Nascimento e Saturnino, acontece que após estudo genealógico sobre a família Saturnino iniciado no ano de 2018 foi descoberto que se tratava de uma só família, ou seja, aqueles com sobrenome Nascimento, Saturnino, Carvalho, Gonçalves, Chaves, Souza, Marinho, Ibiapina, Pereira e outros mais também são descendentes dos patriarcas da família Capuxú Pedro José de Carvalho e Maria Madalena Chaves.

Neste ano de 2024 o evento foi intitulado de Encontrão da família Capuxú.

  


Texto de Eugênio Pacelly Alves




Referência bibliográfica:
Autoria do redator Eugênio Pacelly Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário