A instrução que Jesus deu em Atos 1:8, é muito direta, no entanto, os discípulos decidiram permanecer em Jerusalém. Em reação à inveja dos líderes das sinagogas, que surgiu com o crescimento da igreja, Deus permitiu que Estevão fosse apedrejado. Como consequência, a igreja começou a enfrentar perseguições para conseguir progredir (At. 4:1-31). Com a exceção dos apóstolos que ficaram em Jerusalém, todos os outros foram forçados a se dispersar, e onde quer que fossem, eles proclamavam o Evangelho (At. 8:1-4).
Após finalizar o
primeiro ciclo missionário da igreja (At. 1:8), alguns cristãos desconhecidos
que se espalharam de Jerusalém após a morte de Estevão chegaram a Antioquia,
localizada na Síria. Essa cidade, que Seleuco Nicátor estabeleceu em homenagem
ao seu pai, Antíoco, era a capital da região síria
e a terceira mais importante do império romano. Antioquia, fica numa posição estratégica entre as culturas grega
e semita.
Esses cristãos dedicados a propagar o nome de Cristo em Antioquia, formaram a primeira igreja com gentios, que se tornaria, depois de Jerusalém, a cidade mais relevante para o Cristianismo no primeiro século (At. 11:19-26). Para os cristãos, Jerusalém simboliza o lugar onde Jesus efetuou diversos milagres e é também onde ele foi enterrado e ressuscitou, levando à construção da Igreja do Santo Sepulcro. O Muro das Lamentações é considerado o segundo sítio mais sagrado para o povo judeu.
A igreja em
Antioquia foi liderada por Barnabé e Saulo, que passou a ser chamado de Paulo,
tornando-se a maior igreja missionária de sua época e funcionando como o centro
das missões do apóstolo Paulo (At. 11:25-26).
O ensino da palavra
de Deus teve um efeito tão significativo que, em apenas um ano, os novos
crentes mudaram de maneira tão notável que atraíram a atenção dos residentes,
que começaram a chamá-los de Cristãos. Após um ano dedicados ao ministério
cristão em Antioquia, Paulo e Barnabé foram escolhidos pelo Espírito Santo para
a missão, tornando-se os primeiros missionários enviados para fora, onde
fundaram várias igrejas. Esse evento consolidou a igreja de Antioquia da Síria
como a primeira agência missionária da história, ou o primeiro centro
missionário do mundo.
A atuação deles
como base missionária permitiu que a Igreja Primitiva se expandisse para
alcançar outras populações, além de ser a pioneira em enviar missionários (At.
13:1-3 – ao impor as mãos, simbolicamente representando a autoridade no envio).
Antioquia serve como exemplo para as igrejas contemporâneas, que devem
reconhecer sua responsabilidade em relação aos seus missionários, por meio de
oração, contribuições, apoio e compreensão.
A atividade deles
como uma base missionária possibilitou à Igreja Primitiva crescer para atingir
novos grupos, e eles foram os primeiros a mandar missionários (At. 13:1-3 –
quando impuseram as mãos, representando simbolicamente a autoridade para
enviar). Antioquia é um modelo para as igrejas atuais, que precisam entender
suas obrigações em relação aos missionários, através de orações, doações, apoio
e compreensão.
Os cristãos em
Antioquia exibiam uma significativa solidariedade, demonstrada através do envio
de ajuda à igreja de Jerusalém durante um período de fome que afetou a cidade
(At 11.27-30). Além disso, eram sábios e livres de preconceitos, ouvindo tanto
judeus quanto gentios. Quando alguns cristãos judaicos chegaram da Judéia,
afirmando que os gentios precisavam ser circuncidados para se tornarem
cristãos, eles foram os que, ao contestar essa exigência, enviaram uma missão
liderada por Paulo e Barnabé até Jerusalém para resolver esse impasse –
acontecimento que ficou conhecido como o Concílio de Jerusalém, o
primeiro desse tipo na trajetória da Igreja Cristã, impulsionado por questões
levantadas por essa congregação. No entanto, o traço mais marcante foi, sem
dúvida, o ardor missionário de Paulo, revelado em suas diversas viagens de
evangelização.
Os cristãos de
Antioquia demonstravam grande solidariedade, evidenciada pelo envio de
assistência à igreja de Jerusalém durante uma grave fome que afetou a região
(At 11:27-30). Além disso, eram prudentes e isentos de preconceitos, ouvindo
tanto judeus quanto não judeus. Quando alguns cristãos da Judéia chegaram
dizendo que os gentios deviam ser circuncidados para se tornarem parte do
cristianismo, foi Antioquia quem enviou uma missão liderada por Paulo e Barnabé
a Jerusalém para tratar dessa questão – um evento que ficou conhecido como o
Concílio de Jerusalém, o primeiro desse tipo na história da Igreja
Cristã, motivado por preocupações levantadas por essa comunidade. Contudo, o
aspecto mais destacado foi, com certeza, a paixão missionária de Paulo, que se
manifestou em suas várias jornadas de evangelização.
A Igreja em
Antioquia também era notável por seguir a direção do Espírito Santo e, como
consequência dessa manifestação divina, se tornou um exemplo em dons
espirituais e ministérios. Ela possuía um grupo de homens de Deus, incluindo
profetas e instrutores da Palavra (At. 13:1), prontos a obedecer às orientações
divinas. Assim, era apropriado que a cidade que acolheu a primeira igreja cristã
entre os gentios, onde o termo cristãos foi criado, servisse como o núcleo e o
suporte das missões cristãs ao redor do mundo (At. 13:1). Deste local, a tarefa
de evangelizar o mundo foi vista como uma estratégia para atingir a totalidade
do Império Romano, e após a destruição de Jerusalém, ela se tornou o
segundo lar da igreja cristã.
A Igreja de Antioquia se destacava por sua adesão às instruções do Espírito Santo e, como resultado dessa intervenção divina, tornou-se um modelo em termos de dons espirituais e ministérios. Contava com um grupo de servos de Deus, incluindo profetas e ensinadores da Palavra (At. 13:1), prontos para seguir as orientações divinas. Portanto, era pertinente que a cidade onde foi estabelecida a primeira igreja cristã entre os não judeus, e que deu origem ao termo 'cristãos', atuasse como o centro e o suporte das missões cristãs a nível global (At. 13:1). Deste local, a missão de evangelizar o mundo era vista como uma maneira de alcançar a totalidade do Império Romano, e após a destruição de Jerusalém, Antioquia passou a ser o segundo lar da igreja cristã.
Texto de Eugênio Pacelly Alves
Referências bibliográficas:
Atos 1:8. Disponível em: >(https://www.bible.com/pt/bible/211/act.1.8)<. Acesso em 14 de outubro de 2024.
Atos 4:1-31. Disponível em: >(https://www.bible.com/pt/bible/211/act.4.1)<. Acesso em 14 de outubro de 2024.
Atos 8:1. Disponível em: >(https://www.bible.com/pt/bible/211/act.8.1)<. Acesso em 14 de outubro de 2024.
Atos 11:19-26. Disponível em: >(https://www.bible.com/pt/bible/211/act.11.19)<. Acesso em 14 de outubro de 2024.
Atos 11:25-26. Disponível em: >(https://www.bible.com/pt/bible/211/act.11.25)<. Acesso em 17 de outubro de 2024.
Atos 13:1-3. Disponível em: >(https://www.bible.com/pt/bible/211/act.13.1)<. Acesso em 17 de outubro de 2024.
Atos 11:27-30. Disponível em: >(https://www.bible.com/pt/bible/211/act.11.27)<. Acesso em 17 de outubro de 2024.
Estudo sobre a Igreja de Antioquia. Disponível em: >(Estudo Sobre a Igreja de Antioquia)<. Acesso em 25 de outubro de 2024.
As marcas de uma igreja que impactou o mundo. Disponível em: >(As marcas de uma igreja que impactou o mundo - Guiame)<. Acesso em 26 de outubro de 2024.
Antioquia, o exemplo de igreja missionária. Disponível em: >(Antioquia, o exemplo de igreja missionária - Missão África PIEIA)<. Acesso em 28 de outubro de 2024.
A comunidade de Antioquia da Síria. Disponível em: >(A comunidade de Antioquia da Síria - CNBB)<. Acesso em 28 de outubro de 2024.

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