Oferecimento da empresa Que Delícia Locações para Festas e Eventos
Muitos estudos genealógicos envolvem a família Alves Feitosa, desse ramo familiar se deu início no estado de Alagoas, localizado na região Nordeste do Brasil, que com o passar das gerações os descendentes foram migrando para o estado do Pernambuco, Bahia, Paraíba, Ceará, Piauí e posteriormente por quase todos os estados do Brasil. João Alves Feitosa, nascido aproximadamente em 1637 em Portugal e se casou com Ana Gomes Vieira, ela sendo filha do português Manuel Martins Chaves e Maria da Cruz Portocarreiro. Desse matrimônio tiveram 02 filhos. São eles:
1. Coronel Francisco Alves Feitosa, nascido aproximadamente em 1682 em Penedo/AL e em 1ª núpcia se casou com Catharina Cardoso da Rocha Resende Macrina, ela sendo filha do Sargento-mor Manuel Rodrigues Vieira e Paula Martins Chaves. Desse matrimônio tiveram 05 filhos. São eles:
1.1. Alferes Francisco Alves Feitosa, nascido aproximadamente em 1703.
1.2. Capitão-mor Pedro Alves Feitosa, nascido aproximadamente em 1705 em Cococi/CE e se casou com Ana Cavalcante de Nazaré Bezerra, ela sendo filha do Capitão Manoel de Araújo Bezerra e Anna de Nazareth Cavalcanti. Desse matrimônio tiveram 06 filhos.
1.3. Coronel Manoel Ferreira Ferro, nascido aproximadamente em 1706 e se casou com Bernardina Cavalcanti de Nazaré Bezerra, ela sendo filha do Capitão Manoel de Araújo Bezerra e Anna de Nazareth Cavalcanti. Desse matrimônio tiveram 04 filhos.
1.4. Josefa Alves Feitosa, nascida aproximadamente em 1717 em Cococi/CE e se casou com Sargento-mor Francisco Ferreira Pedrosa, ele sendo filho do Capitão Cosme Ferreira da Silva e Albuquerque e Isabel Maria de Melo. Desse matrimônio tiveram 03 filhos.
1.5. Anna Gonçalves Vieira, nascida aproximadamente em 1720 em Tauá/CE e se casou com Sargento-mor João Bezerra do Valle, ele sendo filho do Alferes Antônio Bezerra do Vale e Maria Alves de Medeiros. Desse matrimônio tiveram 05 filhos.
2. Comissário Lourenço Alves Feitosa, se casou com Antônia de Oliveira Leite, ela sendo filha de Domingos Vaz Gondim. Desse matrimônio tiveram 01 filho. É ele:
2.1. Lourenço Alves Feitosa de Penedo e Rocha, nascido aproximadamente em 1709 em Penedo/AL.
Contexto histórico cultural
A origem da família Alves Feitosa remonta ao século XVII, especificamente entre 1620 e 1700, em Alagoas, estado do Nordeste brasileiro. Esta família esteve presente nas primeiras ocupações do território nordestino, durante uma fase de intensa formação e crescimento das vilas e cidades na região. Nesse período, o Brasil era colonizado pelos portugueses, e o Nordeste se destacava como um local crucial para a colonização e o comércio.
Os Alves Feitosa, assim como várias outras famílias daquela época, estavam ligados às atividades agropecuárias e agrícolas, que era a principal fonte de riqueza na colônia. O sobrenome "Feitosa" permanece sendo um ponto de interrogação e recheados de suposições, pois o patriarca deste clã, o Capitão João Alves Feitosa, passou a assinar seu nome dessa maneira após ter contraído casamento.
A família Alves Feitosa se disseminou por quase todos os estados do Brasil ao longo dos séculos, preservando suas raízes nordestinas enquanto se adaptava a novas realidades.
Esse movimento de migração e adaptação permitiu que os descendentes dos Alves Feitosa se destacassem em várias áreas, incluindo comércio, agricultura, política e cultura.
Texto de Eugênio Pacelly Alves
Referências bibliográficas:
Família Feitosa: origem. Disponível em: >(Estórias&História: FAMÍLIA FEITOSA: ORIGEM)<. Acesso em 26 de novembro de 2018.
Capitão João Alves Feitosa. Disponível em: >(Capitão João Alves Feitosa (1637–Falecido) • Pessoa • Árvore familiar)<. Acesso em 04 de julho de 2024.
Ana Gomes Vieira. Disponível em: >(Ana Gomes Vieira (1665–Falecida) • Pessoa • Árvore familiar)<. Acesso em 12 de julho de 2024.
Raízes históricas: Penedo, Alagoas e a trajetória da família Feitosa. Disponível em: >(GuardaChuva Educação: Raízes históricas: Penedo, Alagoas e a trajetória da família Feitosa ao longo dos séculos)<. Acesso em 08 de novembro de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário