A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados - Lei nº 13.709/2018) é a legislação brasileira que regula o tratamento de dados pessoais, estabelecendo diretrizes para empresas e organizações sobre coleta, armazenamento, uso e compartilhamento dessas informações.

terça-feira, 25 de março de 2025

Família Marinho Falcão: de Portugal para o Nordeste do Brasil

 https://blogger.themes.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZGs8tQHVQM9MQIbu6NqAiZ1v9Q6RKmjc9KG29wYeofMr7q3wSdmscHK2MHdV9_KqOSA_pXF9HN2aSJnuzSN8G1ISqsBpz-SDzvfcgREDpS74V4jEA4pjsu3p_DA5HFnXzW-Jmpg0IK4on8N4iqkL5CuorR-FytqdfQDgig4atgYqvWPUvKh1T8_Xokw8/s1123/Slide25.JPG


Oferecimento da empresa Marselha Cosméticos

Até o presente momento do estudo da genealogia da família Marinho Falcão, uma das raízes destacadas no FamilySearch vem do matrimônio entre Vasco Marinho Falcão e Catarina Ribeiro de Macedo, ela sendo filha de Gaspar Ribeiro Macedo e Isabel da Rocha. Desse matrimônio tiveram 05 filhos. São eles:

1 - Jerônimo Marinho Falcão, nasceu aproximadamente em 1553 em Viana do Castelo, Portugal e se casou com Maria Soares, ela sendo filha de Fernão Soares de Moscoso e Mécia de Lira Sottomayor. Desse matrimônio tiveram 08 filhos.

2 - Ambrósio Marinho Falcão, nasceu aproximadamente em 1562 e se casou com Mariana de Barros, ela sendo filha de Bento de Barros e Joana de Morais Salgado. Desse matrimônio tiveram 03 filhos.

3 - Baltasar Marinho Falcão, nasceu aproximadamente em 1564 em Minho, Portugal.

4 - Helena Gomes, nasceu aproximadamente em 1565.

5 - Antônio Marinho Falcão, nasceu aproximadamente em 1566 em Minho, Portugal.

A pesquisa genealógica revela que um dos primeiros descendentes dessa ramificação nascido em Pernambuco, Brasil foi o Capitão Pedro Marinho Falcão, nascido aproximadamente em 1602. Pedro é filho do português Dom Vasco Marinho Falcão e da brasileira Inês Lins de Vasconcelos. Pedro, se casou com Beatriz Gomes de Mello, ela sendo filha de Manuel Gomes de Mello e Adriana Luísa de Almeida Lins. Desse matrimônio tiveram 08 filhos, todos supostamente nascidos em Pernambuco.


De Pernambuco para a Paraíba

E para proporcionar este breve ensaio genealógico da prole Marinho Falcão de Pernambuco para a Paraíba, destacamos estes descendentes. Um descendente por cada geração. São eles:

- Capitão Pedro Marinho Falcão, filho de Dom Vasco Marinho Falcão, nascido supostamente em Pernambuco e se casou com Beatriz Gomes de Mello.

- Sargento-mor João Marinho Falcão, filho do Capitão Pedro Marinho Falcão, nascido supostamente em Pernambuco e se casou com Maria da Rocha Barbosa.

- Brites Maria da Rocha, filha do Sargento-mor João Marinho Falcão, nascida supostamente em Pernambuco e se casou com o Capitão Fernão Rodrigues de Castro.

- João Marinho Falcão, filho da Brites Maria da Rocha, nascido supostamente em Pernambuco e se casou com Maria José da Rocha.

- Capitão-mor João Marinho Falcão, filho de João Marinho Falcão, nascido supostamente em Pernambuco e se casou com Isabel Ritta Caetana da Silveira I.

- Pedro Marinho Falcão, filho do Capitão-mor João Marinho Falcão e se casou com Manuela Florentina de Assis.

- João Marinho Falcão, filho do Pedro Marinho Falcão, nascido na Paraíba e se casou com Aquilina Maria da Conceição.


As origens da família Marinho Falcão

Em aparente estudos genealógicos em Vieira do Minho e Viana do Castelo em Portugal.

Vieira do Minho, é uma área localizada no norte de Portugal, ocupando um espaço de 4.700 km² e incluindo 24 cidades nos distritos de Viana do Castelo e Braga.

Essa região é dividida em Alto Minho, Cávado e Ave, que correspondem aos nomes dos rios que servem de limites entre elas. O Alto Minho abrange uma parte do distrito de Viana do Castelo. Já o Cávado e o Ave, que também são conhecidos como Baixo Minho, pertencem ao distrito de Braga e são divididos em várias cidades. As cidades sob a influência do Cávado incluem Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde. As cidades relacionadas ao Ave são Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

O nome da região Minho se origina do Rio Minho. Este rio tem sua fonte na Galiza, na Espanha, e percorre mais de 300 km até desaguar no Oceano Atlântico, situado ao sul de Guarda e ao norte de Caminha. Este rio é significativo, pois até a metade do século XX, ele foi o principal local de pesca da Península Ibérica, sustentando a ocupação de mais de 3 mil pescadores.


A importância da pesquisa genealógica

Para aqueles que têm o sobrenome Marinho Falcão ou desejam explorar mais profundamente a história da família, a pesquisa genealógica é uma etapa crucial. Ferramentas como FamilySearch, Ancestry e MyHeritage podem ser úteis na localização de documentos históricos, como certidões de nascimento, casamento e óbito, além de registros eclesiásticos e cartoriais.

Muitos pesquisadores enfrentam obstáculos ao tentar descobrir registros de ancestrais mais antigos, especialmente os imigrantes portugueses que chegaram ao Brasil entre os séculos XVI e XIX. Portanto, contar com recursos documentais como "Marinho Falcão - de Cau Barata" representa uma grande vantagem para quem busca montar uma árvore genealógica completa.


Dicas para organizar sua pesquisa genealógica

Caso você esteja começando sua busca para conhecer mais sobre a família Marinho Falcão, aqui estão algumas orientações:

1. Colete documentos da família – Converse com familiares mais velhos, busque certidões antigas e consulte arquivos públicos.

2. Aproveite plataformas digitais – Sites como FamilySearch e Ancestry possuem bancos de dados importantes para encontrar antecessores. 

3. Participe de comunidades de genealogia – Grupos no Facebook e fóruns dedicados possibilitam a troca de dados com outros pesquisadores.

4. Organize suas informações – Use softwares de criação de árvores genealógicas para guardar os dados obtidos.

5. Pense em publicar um livro – Compilar a narrativa da família em um texto impresso é uma ótima maneira de conservar esse legado para as próximas gerações.



Texto de Eugênio Pacelly Alves



Referências bibliográficas:

Vasco Marinho Falcão. Disponível em: >(Vasco Marinho Falcão (Hemeroteca Digital - BN))<. Acesso em 02 de agosto de 2024.

Vasco Marinho Falcão. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/GNJ3-2W3)<. Acesso em 18 de agosto de 2024.

Dom Vasco Marinho Falcão. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/LX3H-1ML)<. Acesso em 18 de agosto de 2024.

Jerônimo Marinho Falcão. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/GG41-QZY)<. Acesso em 18 de agosto de 2024.

Capitão Pedro Marinho Falcão. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/LKYQ-NF2)<. Acesso em 18 de agosto de 2024.

João Marinho Falcão. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/LR1S-F5Y)<. Acesso em 02 de agosto de 2024.

Pedro Marinho Falcão. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/GWY9-HYV)<. Acesso em 02 de agosto de 2024.

Capitão-mor João Marinho Falcão. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/GSFJ-FXM)<. Acesso em 02 de agosto de 2024.

Brites Maria da Rocha. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/KZZS-JFQ)<. Acesso em 11 de agosto de 2024.

Sargento-mor João Marinho Falcão. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/LKYQ-6G5)<. Acesso em 12 de agosto de 2024.

Família Marinho / Falcão de Brejo da Madre. Disponível em: >(https://newtonthaumaturgo.blogspot.com/2012/06/familia-marinho-falcao-brejo-da-madre.html)<. Acesso em 02 de agosto de 2024.

Marinho Falcão: álbum de família. Disponível em: >(https://geneall.net/pt/familia-album/74522/marinho-falcao/)<. Acesso em 02 de agosto de 2024.

Apontamentos para a história da família Marinho. Disponível em: >(https://blogcarlossantos.com.br/apontamentos-para-a-historia-da-familia-marinho/)<. Acesso em 11 de agosto de 2024.

Falcão Marinho: origem do sobrenome e genealogia. Disponível em: >(https://pt.geneanet.org/genealogia/falcao-marinho/FALCAO%20MARINHO)<. Acesso em 12 de agosto de 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário