A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados - Lei nº 13.709/2018) é a legislação brasileira que regula o tratamento de dados pessoais, estabelecendo diretrizes para empresas e organizações sobre coleta, armazenamento, uso e compartilhamento dessas informações.

sexta-feira, 14 de março de 2025

Fragmentos da família Fernandes: de Portugal para o Brasil

 https://blogger.themes.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdbleLO1By0X8wL8_VBrAh1KLETifbX4KmPH-8OseIFSIvDdYGSzNbjHGlaBYmwrGry4kBcRj6dc2OxWdNzf5-PmfIJvFlUahDUpHrZLa1vql3MYGtaXmxpDYPjj1GDnt6uFFDDH3N6DeC-l9V5o1VhJBu96CpHkd5oFTDUbq6Tgdvx2iOnzt_FSxYEHY/s1123/59.jpg


Oferecimento da empresa Marselha Cosméticos

O estudo da genealogia é cativante para aqueles que buscam entender suas origens e manter viva a história da família. Entre as várias linhagens que se firmaram no Brasil, a família Fernandes aparentemente se destaca primeiramente na região Sudeste do país. Neste texto, compartilhamos parte da jornada dessa família desde Portugal até o seu estabelecimento no Brasil e outros países na América do Sul.

Segundo estudos genealógicos, as raízes da família Fernandes encontram-se em Portugal e Espanha, onde o sobrenome "Fernandes" sugere uma relação de filiação, significando "filho de Fernando". 


A chegada da família Fernandes ao Brasil 

No século XVII, com a expansão das explorações de Portugal, a coroa portuguesa enviou exilados para o Brasil com a intenção de povoar a sua colônia. 

Assim como outros antigos sobrenomes - Alvares, Eanes, Henriques, entre outros - este nome se disseminou, desde os primórdios da colonização do Brasil, por todo seu extenso território. Existem várias famílias com esse sobrenome no Brasil, com origens que incluem Portugal, Espanha, Argentina, Uruguai, Paraguai, entre outros países.

No Rio de Janeiro, dentre as cerca de 260 famílias que apresentam esse sobrenome nos séculos XVI e XVII, constam os nomes de Antônio Fernandes, carpinteiro [aprox. 1570 - 1643, RJ]; Baltazar Fernandes, tabelião (1567) da Cidade [? - 1569, RJ]; Batista Fernandes, porteiro (1566) da Cidade; Francisco Fernandes, alcaide e carcereiro (1566) da Cidade; Gaspar Fernandes [aprox. 1559 - por volta de 1620]; Lourenço Fernandes, porteiro (1569) da Câmara; Mateus Fernandes [aprox. 1557 - por volta de 1621]; e Salvador Fernandes [aprox. 1557 - por volta de 1618]. 

Ainda na cidade do Rio de Janeiro, a família Fernandes é registrada no município de Vassouras, composta por bem-sucedidos proprietários de plantações de café. Sua origem remonta ao Tenente-coronel José Antônio Fernandes [aprox. 1799, Portugal -], filho de Paulo de Carvalho, oriundo do Rio dos Moinhos, no bispado de Viseu, e de Maria Tereza de Carvalho.

Ele chegou ao Brasil em 1808, durante a chegada da Família Real Portuguesa. Foi para a Província Cisplatina, onde viveu por um longo período, antes de se mudar, inicialmente, para São João del Rei, em Minas Gerais. Teve uma grande descendência de seu casamento, realizado em 25 de maio de 1821, no Rio de Janeiro, com Maria José Bernardina da Conceição, ela sendo filha de José Bernardino de Araújo e Vasconcelos, bem como de Joaquina Rita Pereira, naturais de Lisboa, Portugal.


Alguns Fernandes do Rio Grande do Norte

A família Fernandes, originária do Rio Grande do Norte, é uma das que conseguiram provar sua linhagem sefardita. Seus antepassados são da área do Douro, localizada ao norte de Portugal, e os primeiros integrantes chegaram ao Brasil no início do século XVIII.

Os três primeiros a chegar, por meio de um navio, eram dois irmãos e um primo, sendo um deles conhecido como Antônio José Fernandes, que recebeu o apelido de “Pimenta” devido à sua pele avermelhada. Assim surgiu o nome “Fernandes Pimenta”, que se estabeleceu no Rio Grande do Norte e em partes da Paraíba.


Alguns Fernandes da Paraíba

Com o objetivo de enriquecer este artigo sobre progenitores da família Fernandes, trouxemos parte destes ancestrais do clã supostamente nascidos na Paraíba. São eles:
1. João Fernandes Freire, nascido aproximadamente em 1755 e se casou com Maria Isabel. Desse matrimônio tiveram 01 filho. É ele:
1.1. Damásio Fernandes Freire, nascido em 1786 em Brejo de Areia/PB e se casou com Maria Joaquina de Jesus. Desse matrimônio tiveram 16 filhos.

Dicas para organizar sua pesquisa

Montar uma árvore genealógica pode ser desafiador, especialmente quando surgem lacunas nos registros. Aqui estão algumas sugestões para tornar o processo mais fácil:

1. Comece pelo presente: Colete informações de parentes mais velhos e de documentos familiares.

2. Digitalize e organize documentos: Utilize pastas digitais ou serviços em nuvem para armazenar todas as informações de maneira segura. 

3. Examine variações do sobrenome: No passado, a forma como os nomes eram escritos variava bastante, o que pode tornar as buscas mais complicadas.  

4. Participe de comunidades virtuais: Compartilhar experiências com outros estudiosos pode fornecer novos dados e métodos para sua pesquisa.  

5. Avalie testes de DNA: Companhias como 23andMe e MyHeritage disponibilizam exames genéticos que podem auxiliar na confirmação de laços familiares.  


Mantendo a história familiar

Depois de reunir as informações, é importante pensar em maneiras de preservar esse legado. Algumas sugestões são:  

- Criar um livro da família, documentando as narrativas encontradas.  

- Montar um site ou blog para divulgar informações e se conectar com parentes distantes.  

- Organizar reuniões familiares para fortalecer os laços entre diferentes gerações e compartilhar descobertas.  



Texto de Eugênio Pacelly Alves



Referências bibliográficas:

Origem da família Fernandes. Disponível em: >(https://professoraluu.blogspot.com/2011/08/origem-da-familia-fernandes.html)<. Acesso em 19 de agosto de 2024.

As nobrezas secundogénitas no Império Ultramarino Português. Um estudo de caso (sécs. XVI e XVII)Disponível em: >(file:///C:/Users/Eugenio%20Pacelly/Downloads/Dialnet-AsNobrezasSecundogenitasNoImperioUltramarinoPortug-3858799.pdf)<. Acesso em 29 de agosto de 2024.

Fernandes: história e origem do sobrenomeDisponível em: >(https://mastercidadania.com.br/fernandes-historia-e-origem-do-sobrenome/)<. Acesso em 03 de setembro de 2024.

Fernandes - GenealogiaDisponível em: >(Fernandes - Genealogia)<. Acesso em 03 de setembro de 2024.

Tenente-Coronel José Antônio FernandesDisponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/GJZR-VSN)<. Acesso em 08 de setembro de 2024.

Capitão Antônio Fernandes PimentaDisponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/L4Q4-TNH)<. Acesso em 08 de setembro de 2024.

Os Fernandes nascidos no DouroDisponível em: >(https://martinscastro.pt/blogs/os-fernandes-nascidos-no-douro/)<. Acesso em 08 de setembro de 2024.

João Fernandes Freire. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/LYWP-T57)<. Acesso em 09 de setembro de 2024.

Maria Isabel. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/LYWP-6G2)<. Acesso em 19 de setembro de 2024.

Damásio Fernandes Freire. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/LJJS-TD6)<. Acesso em 09 de setembro de 2024.

Maria Joaquina de Jesus. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/LJJS-TN2)<. Acesso em 09 de setembro de 2024.

Cisplatina - História Luso-brasileiraDisponível em: >(http://www.historiacolonial.arquivonacional.gov.br/glossario/index.php/verbetes-de-a-a-z/14-verbetes-iniciados-em-c/719-cisplatina)<. Acesso em 10 de setembro de 2024.

Família Fernandes: uma história de geraçõesDisponível em: >(https://argumentandum.blogspot.com/p/fernandes-quem-foram-onde-surgiram.html)<. Acesso em 10 de setembro de 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário